quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Turismo

Assim como a fé mexe montanhas o Turismo movimenta a mais importante atividade econômica mundial 



Entrevista do autor jornalista e gestor de negócios Sergio Ruz, como diretor de Desenvolvimento Econômico e secretário de Turismo da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas junto o presidente da organização, advogado e professor, Miguel Luján Paletta, na TV Mercosul de propriedade da entidade com Comitês Nacionais e Escritórios mundiais em 20 países.   



Um pouco de história 

Os antecedentes históricos do Turismo estão relacionados com viagens ancestrais que foram motivados principalmente pelas necessidades de comércio entre os povos. Muitos motivos da exploração do turismo data de milhares de anos antes de Cristo.

A OMT – Organização Mundial do Turismo, define a atividade como “o deslocamento de pessoas fora de sua residência habitual, por período superior a 24 horas”. Essa afirmação é atualmente amplamente debatida, ficando entre as mais acertadas a teoria de Robert McIntosh que diz que “o turismo é a ciência, a arte e a atividade de atrair e transportar visitantes, hospedá-los e satisfazer suas necessidades e desejos”. Mesmo quando ainda existem outras definições sobre o fenômeno do turismo, que é justamente na síntese o significado de que os viajantes são na verdade consumidores de serviços turísticos, em qualquer situação.


Viagens simples em cidades pequenas se podem tornar em fascinantes destinos turísticos. Uma maravilhosa travessia em Barra Bonita na lindas Regiões entre a Grande Ribeirão Preto e Araraquara, caminho a Avaré, no interior de São Paulo.       








Existem classificações para as viagens, sendo: local, quando ocorre entre municípios vizinhos; regional, quando ocorre em locais num raio de até 300 quilômetros de distancia a residência do turista; doméstico, quando ocorre dentro do território nacional de residência fixa do turista; internacional, quando ocorre fora do país do turista.



A lindíssima Região dos Lagos no município de Pinhão na Região da Grande Região Serrana do Centro do Paraná, com visões fascinante de um turismo ainda em etapa embrionária e em projeto de formação com promessa de promissor futuro como destino turístico.  





Os fluxos turísticos podem ser: turismo emissivo, que significa a saída de turistas e turismo receptivo, que é a entrada de turistas vindos de outras localidades. Para que os movimentos de turistas ocorram, devem existir motivações: atrativos turísticos, de interesse ao visitante que é o recurso natural ou cultural que atrai os turistas; complexo turístico, compõe uma integração de atrativos capazes de motivar visitas, com toda infra-estrutura de serviços disponível, incluindo alimentação, hospedagem, entretenimento e lazer; áreas turísticas, que é o território circundante da cidade contendo vários atrativos. Nisto devem ser considerada como tal no mínimo dez atrativos; zona turística, é o território mais amplo que o anterior e congrega vários centros turísticos.



Lagoa de Jordãozinho na Colonia de Entre Rios, no Distrito do município de Guarapuava, de descendência germânica como a capital dos suábios do Brasil, apresenta uma bela natureza de grande valor junto um turismo ainda muito mal explorado na Região Centro do Paraná, que começa a ser estudado para sua colocação no mercado turístico local. 





Destino Turístico: é qualquer cidade que ofereça produtos que satisfaçam ao visitante,e que ajudem na sua motivação para as viagens. Muitas vezes um turista pode escolher o local para suas necessidades de conhecimento, prospectar possíveis negócios futuros ou imediatos, unindo trabalho e lazer.
Marketing: é um fator preponderante na estratégia para venda de um produto turístico, especialmente quando esse produto está longe do local de compra. Não podemos esquecer que o turista poderá experimentar o produto somente depois de comprá-lo, Por isso para conquistar o consumidor e convencer ele ou ela é imprescindível mostrar da melhor forma possível a qualidade do Destino ou Produto Turístico. Existe nisso a complementação lógica de uma boa propaganda ou divulgação, que transmita a imagem do destino. Entretanto, devem também ser consideradas algumas preocupações como por exemplo as variações que pode sofrer o destino e o seu ciclo de existência na sua forma básica. Daí a necessidade de uma boa instalação, infra-estrutura e manutenção do ponto atrativo. 


As torres do Paine na zona mais Austral do Chile, com uma das mais importantes natureza do planeta,considerada como Reserva da Humanidade, representa hoje um dos mais lindos roteiros naturais que pode ser desfrutado de diferentes épocas do ano no meio de montanhas e rios exuberantes.    






Excessos de Demanda: ultrapassar os limites da capacidade de turistas pode provocar a maioria das vezes inúmeros problemas para a população local, diminuindo muitas vezes a qualidade do próprio destino. Sobretudo quando essa demanda esta relacionada com a renda do visitante. Enquanto mais popular um destino mais barato se torna o produto, outro fator de decadência está diretamente ligado às condições climáticas ou catástrofes naturais ou artificiais como as guerras.



Viagens a Antártida atualmente já são o sonho cumprido de milhares de pessoas que visitaram o misterioso Continente Branco, um dos lugares mais inóspito da terra. Se destacando entre as operadoras a empresa Antarctica Expeditions de Zelfa e Gunnar um dos pioneiros neste tipo de Turismo de Neve e Aventura, cada dia com maior demanda.




Oferta Turística: está basicamente integrada pelo conjunto de atrativos que definem o produto turístico. São necessários oferecer em primeiro lugar atrativos turísticos, assim como serviços turísticos adequados, bons serviços públicos e infra-estrutura básica.

Atrativos Turísticos: a maioria das vezes estão visivelmente unidos aos motivos de viagens. È bom nunca esquecer que o turista sempre procura conhecer aquilo que está fora do seu cotidiano. 




Machu Picchu, no Peru é uma verdadeira obra de arte da antiga civilização dos Incas, mística e misteriosa representa um importante destino turístico. Patrimônio Mundial da UNESCO,  considerado como um lugar sagrado para uma grande parte da população peruana, encravada num dos cimos mais altos da Região do Cusco na Cordilheira dos Andes, em 2.400 metros. O fluxo de turistas chega a quase 800 mil visitantes por ano.






Serviços Turísticos: são os responsáveis pela permanência do turista no destino, enquanto maior a qualidade dos serviços oferecidos maiores são as possibilidades do que o turista fique mais tempo e se prontifique a conhecer mais profundamente o lugar. Para o seu sucesso dos serviços turísticos é necessário ter meios de hospedagem, alimentação, transporte, locação de veículos e equipamentos, eventos, entretenimento, informações turísticas, passeios diversos e comércio turístico com produtos típicos.
Serviços Públicos: são outros dos fatores importantes de um destino turístico, considerando um bom sistema de transporte urbano e interurbano, serviços bancários e de câmbio, serviços de saúde, serviços de segurança, serviços de informação, comunicação, apoio ao turista e outros serviços como os produtos do artesanato. 
Infra-estrutura Básica: é essencial incluir ao sistema boas rotas de acessos, caminhos, saneamento básico, energia, comunicação, abastecimento, controle de poluição e mão de obra especializada.                                                                                       

  

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