quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Caminho da Copa 2014

Jornalista Mario Celso Cunha nos assuntos da COPA FIFA 2014




Na direita o secretário do Estado para Assuntos da Copa FIFA 2014, Mario Celso Cunha junto ao
empresário Carlos Roberto Madalosso Filho presidente interino da Paraná Turismo.Foto de Jonas Oliveira

 


Com nova força e desejos de realizar, tratando de fazer todo o possível por melhorar ainda mais o nível do Turismo do Paraná assumiu o cargo de diretor presidente da Paraná Turismo, de forma interina o catarinense Carlos Roberto Madalosso Filho, que tem entre suas propostas revitalizar a promoção turística do Estado com a divulgação das belezas para a atração de turistas, especialmente com motivo da Copa do Mundo de 2014. 

Com esse motivo o presidente esteve reunido com o secretário de Estado para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, que informou sobre a aprovação do Ministério do Turismo de um plano para a Copa para os 12 estados sedes pelo valor de R$ 212,4 milhões, sendo que Curitiba receberá R$ 19,4 milhões para ações de informação, orientação e promoção para os turistas e acessibilidade.

O Paraná de acordo aos dados oficiais conta com 30 locais indutores do Turismo, dentre os maiores Foz do Iguaçu com as Cataratas, Paranaguá com a Ilha do Mel e Ponta Grossa com Barra Velha. Considerando ainda os diversos tipos de turismo: de negócios, de lazer, esportivo, recreativo, religioso e outros que estão sendo desenvolvidos em alguns destinos.












 



O entrevistado deixou claro “esta sendo iniciando um novo período de trabalho, onde será realizada uma divulgação positiva do Estado em relação a Copa para trazer ao Paraná turistas e empresários brasileiros e estrangeiros, aproveitando as condições inigualáveis de nossas atrações turísticas, naturais, culturais que são uma forte motivação para garantir uma ótima opção a quem venha ao megaevento”.

A Paraná Turismo em torno de seus objetivos principais tem como ações o planejamento, organização, orientação das políticas públicas Estadual do Turismo e a implantação de programas e projetos de incentivo o desenvolvimento e fomento ao turismo.É vinculado à Secretaria de Estado do Turismo do Paraná.

Turismo de Ponta Grossa

Ponta Grossa coloca o Turismo na pauta principal do município com uma secretaria dinâmica e experiente



Durante a realização da EFAPI, a maior feira agropecuária da região dos Campos Gerais, as coordenadoras Olivete Poisler e Clyseide Carvalho Gomes. Foto: Diário dos Campos.








Lagoa Dourada, um espetáculo fascinante de pura natureza em um imenso lago que reflete de maneira excepcional a mágica do sol em Ponta Grossa.  








Recantos fascinantes em parques naturais de Ponta Grossa, onde ainda tem muito a ser desvendados nos mistérios de terras ancestrais. 



  




O famoso "Buraco do Padre" um extraordinário cenário natural que marca vestígios do passado com uma imensa cachoeira no interior de uma grande furna, formando um verdadeiro balneário    







Muito para descobrir no Buraco do Padre, além do interior da terra, momentos inesquecíveis, dentro de um destino que começa a formatar seu patrimônio turístico. Além dos arenitos e da zona rural que oferece grandes atrativos do interior. 







Com uma série de grandes atrativos e uma secretaria técnica atuante, Ponta Grossa se prepara para sua definição como um dos maiores destinos turísticos da Região dos Campos Gerais e do Paraná. Conhecimento e experiência determinaram as ações que serão desenvolvidas pela Secretaria de Turismo, sob a responsabilidade da secretária de Turismo Olivete Poisler, formada em Turismo atuando na área de hotelaria, eventos e marketing desde algum tempo. Realizou funções como agente general das antigas Pan Am, Varig, Cruzeiro e Rio do Sul. Foi guia turística internacional residindo nos Estados Unidos e trabalho no turismo nas gestões dos prefeitos anteriores de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau na sua primeira gestão e Jocelito Campo, ambos de bandeiras políticas partidárias diferentes, lutando por vôos diários entre Ponta Grossa e São Paulo. 



Nestes ultimos anos trabalhou na EFAPI, Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Ponta Grossa, uma das maiores feiras da região.



Mesmo sendo um assunto complexo, a secretária Poisler destaca: “Um projeto turístico antes de ser bom para o turista deve ser bom para o cidadão que nele vive. Baseada nesta verdade a secretaria afirmou que a região é rica em belezas naturais. Mas na verdade estamos muito longe de sermos um destino turístico. Porque para isso acontecer falta muito. Um destino turístico não se forma da noite para o dia. O pior de tudo é que muitas Prefeituras Municipais não continuam os bons programas, fazendo que a cada quatro anos comece tudo de zero”. Fonte Revista PG Turismo.

Programa de Turismo a Distância

Sergio Ruz afirma em programa internacional a distância que o turismo precisa de conhecimento, experiência e atitude






Sergio Ruz em entrevista para a TV Argentinisima Satelital de Argentina.  





Em programa de turismo internacional a distância, promovido pela Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas, através do canal exclusivo TV Mercosul de abrangência internacional nas Américas, o jornalista e gestor de negócios Sergio Ruz, diretor da entidade e secretário de Turismo da mesma, afirmou que o “turismo deve ser repensado no Brasil com projetos dinâmicos, viáveis e realizáveis, tendo como ferramentas ideais o conhecimento a experiência e atitudes”.




"Torres del Paine", patrimônio natural,  catalogada como área de proteção de áreas silvestres do Chile, é o terceiro destino turístico mais visitados por estrangeiros do país.

 







A maior piscina do mundo del Resort San Alfonso del Mar, na V Região do Chile, localizada em Algarrobo no Litoral Central chileno, com 1 km de extensão e contém 300 milhões de litros de água.




Não se pode pensar mais no turismo como uma “atividade qualquer, é importante entender que o turismo é a única atividade que movimenta 54 atividades econômicas dos mais diversos setores. Que a cidade menor do mundo pode ser beneficiada com o turismo, desde que seja efetuado um bom planejamento e sejam definidas não somente políticas públicas como políticas emanadas pelo setor privado. Melhor ainda com um trabalho conjunto. Existe ainda muito a ser feito no turismo municipal, desde que se tenha a idéia exata de uma boa observação da atividade, para isso é indispensável entender realmente que fazer e como fazer”.




Isla Margarita em Venezuela, um dos principais destinos turísticos do Caribe, com múltiplas opções    










O famoso arquipélago de Fernando de 
Noronha, do Estado de Pernambuco no Brasil um dos mais lindos destinos turísticos do Atlântico.   






“Devemos de sobrepensar que vivemos um mundo rápido e que muda a cada instante, assim quanto mais breve saibamos que fazer menor será a perda de tempo e maiores a garantias de realizar. Existem atualmente nas Américas mais de 20 mil destinos turísticos, somente no Brasil dos 5.565 municípios um total de 3.200 municípios estão catalogados oficialmente pelo governo Federal como cidades com potencialidades turísticas. Isso significa sem dúvida uma acirrada concorrência atrás do investidor, o visitante ou turista, onde os melhores serão aqueles que apresentem as maiores condições e vantagens com um bom argumento, infra-estrutura e belos atrativos naturais ou artificiais. Pelo que é imprescindível que por fim se entenda o Turismo como uma atividade multifacética que gera divisas, distribui renda, gera milhares de empregos, beneficia setores econômicos, promove o intercambio cultural, preserva o patrimônio natural e cria expectativa de desenvolver”. palestrasergioruz.blogspot.com